Palwinder Singh, 49 anos

Palwinder Singh, 49 anos - O Sr. Palwinder é Indiano e é dono de um restaurante que é conhecido como o melhor restaurante Indiano de Lisboa, o Natraj, perto do Largo do Rato. Há anos que lá vou e é desde há dois anos paragem obrigatória no jantar de fim de ano!
Chegou a Portugal em 1996 depois de três anos na Alemanha, diz que lá "era difícil obter papéis". Quando chegou a Portugal começou a trabalhar como cozinheiro naquele que se tornou o seu primeiro restaurante, que acabou por comprar ao fim de dois anos. O sucesso foi tanto que neste momento já tem 5 restaurantes, quatro na zona de Lisboa e arredores e um no Algarve. Palwinder é seguidor da religião Sikh e usa um turbante porque na sua religião os homens não cortam o cabelo. Em 2003 foi à India conhecer a sua noiva e casar, foi um casamento arranjado pela sua família e realizado segundo os rituais da sua religião. A sua mulher tem 33 anos e já têm três filhos, um menino de 9 anos e duas meninas uma de 7 anos e a mais bebé com apenas 7 meses, todos eles já nasceram em Portugal e falam Português, Indiano e Inglês. Fotografei-o dentro da cozinha do seu restaurante, depois de o fotografar levou-me a conhecer as instalações do restaurante que está a remodelar e que irá reabrir no final de janeiro, mostrou-me várias fotos de artefactos indianos com que irá decorar o restaurante e com orgulho mostrou-me umas fotos da sua casa e terreno na sua terra natal na região Indiana de Punjab.
Quando lhe perguntei se iria voltar para a India encolheu os ombros e sorriu "agora com isto tudo cá?!". Não deixem de lá ir provar os sabores Indianos, que certamente vão gostar. 

Lisboa, 27 de dezembro de 2015
Miguel A. Lopes

Um Estranho por Dia

Retratos e histórias por Miguel A. Lopes / Rui Soares / Rui Miguel Pedrosa / João Porfírio .

Sem comentários:

Enviar um comentário