Isabel Simão, 25 anos

Isabel Simão 25. Estive todo o dia em trabalho no parque de um hotel de São Miguel, e foi aí que conheci a Isabel. Aceitou participar no projecto e começou por me dizer que estudou fotografia em Tomar, e depois decidiu mudar-se para cá; "mudei-me de livre e espontânea vontade, sou natural do Porto. A fotografia é muitas vezes trabalhar só em casamentos e baptizados e eu não gosto disso... eu sempre quis trabalhar em cinema, direcção de fotografia mas não há curso cá, apenas na Argentina e nuns países latinos, só que depois não existe equivalência para Portugal. Era como se não tivesse feito nada. Logo depois da licenciatura mudei-me para os Açores.” Conta-me que, como qualquer pessoa, apenas queria encontrar trabalho cá e teve a sorte de o conseguir dois dias depois da sua chegada: "encontrei emprego na área do turismo e depois pedi transferência para este hotel. Neste momento sou governanta auxiliar, o que é um cargo até bastante importante." 
Sobre a fotografia e o mundo da imagem, sendo que sonhava ser realizadora quando era criança, diz-me: "ainda penso em fotografar, e vou fotografando para mim - não neste momento, que estou sem a minha camera - estou à espera e quando ela voltar, e sempre que posso, fotografo..
Neste momento nem penso mais nisto, estou focada no meu trabalho, quero ser cada vez melhor profissional. É difícil voltar para o meio da imagem”, confessa.
Diz-me que gosta imenso do seu trabalho e da sua decisão de se mudar para os Açores, porque adora a calma e sítio pequenos; "entre morar no Porto, que é a minha terra e é tudo para mim, eu prefiro muito mais viver nos Açores, gosto de lugares calmos e pequenos, de estar mesmo à vontade. Isto aqui é tudo uma grande família, estou tão feliz pela mudança, vejo-me cá durante muito tempo... estamos sempre à procura de melhor, mas tenho uma boa vida aqui nas Furnas e adoro. Não troco os Açores por nada!”, diz-me ela a sorrir enquanto se despede. Que sejas sempre feliz nas 'nossas' ilhas, Isabel.

Furnas. 28 de Janeiro de 2016
Rui Soares


Rui Miguel Pedrosa

Retratos e histórias por Miguel A. Lopes / Rui Soares / Rui Miguel Pedrosa / João Porfírio .

Sem comentários:

Enviar um comentário