José Cortes - 80 anos


Encontrei o Sr. João enquanto este estava a cuidar da sua horta. Sempre bastante prestável e simpático, apesar da sua já pouca audição.
Expliquei-lhe o projecto e ele perguntou-me o que é que eu vi nele para o fotografar "sou um homem que está aqui na horta, sempre trabalhou e não tem muita coisa a dizer". "Sou viúvo há 20 anos, mais coisa menos coisa, não quero nem me posso lembrar disso".
A sua actividade profissional, como me disse, esteve sempre ligada à agricultura e de há dois anos para cá que tem esta horta "no meio da cidade" e disse-me que era aqui, que se pudesse, passava os dias todos "esta distração é neste momento o que me mantém vivo, faz-me não me lembrar que estou quase para morrer"
"Sabe quem era o António Feio? Se fosse vivo faria hoje 60 anos". Respondo que sim, mas admirado porque nada veio à conversa sobre este actor, e disse-me logo a seguir "Aproveite a vida, é jovem, não deixe nada por fazer, nada por dizer e não desista dos seus sonhos. Eu desisti dos meus... Coisas da vida."
"Adeus rapaz, vou indo"

Lisboa, 10 de janeiro de 2016.

João Porfírio


Um Estranho por Dia

Retratos e histórias por Miguel A. Lopes / Rui Soares / Rui Miguel Pedrosa / João Porfírio .

Sem comentários:

Enviar um comentário