Henrique Soares, 19 anos

Henrique Soares, 19 anos. Começou por dizer que é estudante universitário no Porto, mas tirou agora uma semaninha de férias e voltou à ilha. Está no 2 ano de engenharia electrotécnica, e, embora esteja a ser uma boa experiência, custou-lhe um pouco a adaptação aos estudos, bem como a uma cidade nova. “Foi difícil... é difícil largar tudo para seguir o que tu gostas, mas na minha opinião, acho que é bom e ganhamos mais autonomia, acho que ganhei alguma coisa com isso. Mas cá... aqui é sempre casa, custa um pouco sair de cá. Não sei se volto para cá depois de acabar o curso, porque vou para onde houver trabalho... mas se for cá, melhor!" Gosta da vida de estudante e sente que ganhou uma nova família numa cidade "linda e romântica", mas "isto cá é que é o paraíso, custa-me ver esta massificação do turismo, mas continua a ser o paraíso” diz a sorrir.
No que diz respeito à situação económica do país, o Henrique sentiu na pele os efeitos da crise: "Hoje em dia Portugal está complicado, a crise foi forte e. por exemplo, o meu pai foi para Espanha trabalhar, eu e o meu irmão estamos no Porto, e a minha mãe está cá sozinha... é meio complicado, mas temos de ir para onde haja trabalho." No entanto, consegue ser um pouco optimista sobre o futuro e o que precisa ser feito: "o mundo está um bocado complicado, mas não é tudo mau… mas epa, se nós vemos que podemos ajudar ou melhorar em algo, devíamos fazer isso. Nós devíamos tomar a iniciativa. E tirando engenharia, se calhar posso ajudar em algumas coisas. Hoje em dia ainda não faço muito mas o que posso fazer para melhorar o mundo, eu faço” diz-me determinado.
Não tem muitos planos para o futuro, mas diz que espera arranjar um trabalho onde houver, "continuar a fazer bodyboard, criar uma família e nunca perder as ligações que tenho vindo a criar. Sou feliz assim, gosto de fazer planos mas com a cabeça sempre no presente. É este paradoxozinho, sabes, eu acho que quem está sempre a pensar no futuro não vive o presente”, disse em jeito de conclusão. Que mudes o mundo, Henrique.

Ponta Delgada. 17 de Fevereiro de 2016
Rui Soares


rui soares

Retratos e histórias por Miguel A. Lopes / Rui Soares / Rui Miguel Pedrosa / João Porfírio .

Sem comentários:

Enviar um comentário