Andreia Medeiros, 27 anos

Andreia Medeiros, 27 anos. “Eu conheço-te, já vi o vosso projecto e já te tinha visto por aí. Participo sim!”, disse-me logo a Andreia com um sorriso.
Começou por me dizer que é animadora sócio-cultural e neste momento está a trabalhar para uma empresa do ramo da educação; "Faço 'Ciência Divertida' cm crianças. Mas faço também trabalhos de animação por conta própria e também trabalho com barro. Tento ir vivendo!". Sempre teve muito interesse pelo trabalho com crianças, mas na verdade o seu sonho sempre foi ser cabeleireira, só que infelizmente não teve essa oportunidade: "Cá não tem assim grandes escolas para isso, tem apenas a Escola Profissional das Capelas. Tentei inscrever-me, mas apenas aceitavam pessoas com o 9º ano, e eu tinha escolaridade a mais, o que é uma estupidez! A outra escola que existe tem um custo muito elevado...". Assim decidiu enveredar pela animação. Esteve desempregada após o curso, mas depois conseguiu este emprego, embora seja apenas em part-time e a recibos verdes: "são apenas umas horas, nunca é um horário nem um ordenado completo, já há 4 anos, mas é o que há e o mercado já está muito cheio de animadores e a maioria deles está desempregada..” disse num tom de tristeza.
À semelhança de muitos portugueses, considerou emigrar, mas esta é sempre uma decisão muito difícil de tomar: “Fico sempre na duvida, será que devo ou não. São muitas dúvidas e medos, insegurança... por vezes apetece-me atirar de cabeça, mas nem sempre dá. Tenho família nos Estados Unidos e Canadá, mas para já fico cá nesta terra linda. Cá sou feliz, tenho a minha saúde, família, o meu namorado, tenho o que preciso. E,dentro do possível, sou feliz. Para a frente não sei, é uma incógnita, vou deixando correr e depois logo se vê!” Boa sorte, Andreia.

Ponta Delgada. 9 de Março de 2016
Rui Soares


rui soares

Retratos e histórias por Miguel A. Lopes / Rui Soares / Rui Miguel Pedrosa / João Porfírio .

Sem comentários:

Enviar um comentário