Carlos Olyveira, 57 anos

Carlos Olyveira, 57 anos. Encontrei o Carlos na editora Miolo, e tive a pontaria de ser no seu aniversário, o que me fez achar que era um Estranho perfeito; “Epá, logo no dia dos meus anos. Vamos lá, são 57!”
Começou por me dizer que está reformado: "estou na reserva desde Janeiro, tenho uma vida nova". Assim, suas manhãs são passadas na baixa de Ponta Delgada, onde adora fotografar a rua, o movimento, "a parte plástica das pessoas". A reforma foi algo planeado e aconteceu de forma natural e pacífica. Entre umas gargalhadas, este natural de Lisboa diz-me que quando era puto esteve para ser padre, mas a sua vida não tomou bem esse rumo: "fui para a Força Aérea - na policia aérea - e já estou cá nos Açores há muito tempo. Estive 8 anos na Terceira e estou cá há cerca de 10 anos. Quase que sou um ilhéu já, isto é a melhor coisa que há! Lisboa está uma confusão e lá nunca conseguiria ter a qualidade de vida que tenho aqui. Sou um alfacinha de gema também, mas, para já, sinto-me muito melhor cá nos Açores, ganhei raízes, uma pessoa está bem é onde se sente bem”.
Temos em comum a paixão pela fotografia. Ainda antes de ir para a Força Aérea, aprendeu a fotografar com uma Nikon F2, mas depois com o trabalho, parou por uns tempos. Agora diz-me que quer uma camera 'full frame' para continuar a fotografar por aí, que é o que realmente gosta; "Ando por aí a experimentar coisas novas, a parte plástica da fotografia, sempre à procura da melhor plasticidade, brincando com planos. Para mim, fotografar tem sido óptimo". 
Por fim, pergunto-lhe se está feliz com a sua vida. Responde-me prontamente que sim, mas diz-me que não é muito exigente. Tenta não planear demasiado as coisas a longo prazo: "Os planos são sempre mt curtos, porque o futuro... posso não chegar lá! Geralmente,quando me deito penso: 'e amanhã, para onde vou?'. Têm sido esses os meus planos. E vou ser um ilhéu durante muito tempo porque aqui é que me sinto bem!” diz-me em jeito despedida. Obrigado pelo teu tempo Carlos e Parabéns!

Ponta Delgada. 15 de Março de 2016
Rui Soares


rui soares

Retratos e histórias por Miguel A. Lopes / Rui Soares / Rui Miguel Pedrosa / João Porfírio .

Sem comentários:

Enviar um comentário