Joel Cruz, 22 anos

Joel Cruz, 22 anos. Quando o encontrei, a meio da manhã Páscoa, ele aceitou logo participar no projecto. Começou por me dizer que é cabo-verdiano mas neste momento vive em Lisboa, para onde se mudou quando tinha 17 anos. Diz que a experiência está a ser boa, mas ainda há "muito por fazer", até porque de momento está desempregado; "passaram-se tantas coisas que não correram bem... mas agora tenho que me levantar de novo e com mais força.”
Veio para Portugal com a mãe e um irmão, e diz que veio cheio de objectivos; acabou a sua formação como jogador de futebol no C.F Belenenses com 19 anos, e depois foi para o Real Massamá, mas, infelizmente, "motivos extra" fizeram-no abandonar o futebol. Embora esteja bem em Portugal, “as saudades de Cabo Verde são muitas... tenho lá o meu pai, tias, avós todos." 
Diz-me que faz alguns planos, mas "com a vida como está", dificilmente se consegue concluir ou seguir com com eles em frente. Mas com um sorriso de vencedor diz-me: "Já passei por coisas que nem todas as pessoas conseguiriam se levantar e seguir em frente. Mas agora vou mesmo sempre em frente.” Sobre o futuro, diz-me que pretende ficar aqui em Lisboa e espero alcançar os seus objectivos, tanto nos estudos como na sua profissão. Agora está a tentar começar uma carreira como modelo fotográfico e como jogador de futebol, e conta que não se arrepende de nada do que já tenha feito, "apenas vou-me arrepender do que não fizer!”
Neste Domingo de Páscoa, embora confesse que não é um homem muito religioso, diz-me que acredita em algo: “Acho que cada um tem as suas ideias... Eu acredito que haja algo muito forte, mais forte do que nós, algo que olhe por mim, e isso dá-me força para viver. Para ser sempre feliz, e ir sempre em frente." Obrigado Joel. Que tudo te corra bem e que sigas "sempre em frente".

Amadora. 27 de Março de 2016
Rui Soares


rui soares

Retratos e histórias por Miguel A. Lopes / Rui Soares / Rui Miguel Pedrosa / João Porfírio .

Sem comentários:

Enviar um comentário