Jannis T., 28 anos

Jannis T. 28 anos. Conheci o Jannis na praia, onde este se preparava para ir surfar. O Jannis é natural de Berlim, mas conta-me que veio parar aos Açores porque uma vez, enquanto estava em Aveiro, conheceu uma brasileira que lhe falou das nossas ilhas. Disse-lhe que tinha estado numa quinta aqui em S. Miguel, com laranjeiras e bananeiras, onde era possível trocar trabalho na quinta por comida e estadia; "Eu então liguei-lhe, e cá estou eu! Depois conheci uma pessoa que me emprestou um carro para eu ir e vir para a praia surfar, e agora eu durmo mesmo no carro, por isso já nem preciso trabalhar na quinta para dormir abrigado", conta-me ele no seu estilo muito descansado.
Diz-me que acha que as pessoas em Berlim sentem a necessidade de estar "no meio do acontecimento", de serem muito cosmopolitas e de serem, essencialmente, o "centro da Europa", e aqui é precisamente o oposto de tudo isso. "E depois ainda com tudo o que acabou de acontecer em Bruxelas.... eu quero sentir-me seguro, e aqui sinto-me muito seguro", diz em tom sério. 
O Jannis não prosseguiu com os seus estudos, primeiro porque não estava particularmente interessado, e também porque já não lhe é permitido: "Lá na Alemanha, por lei temos de ir à escola durante, no mínimo, 10 anos, mas se desistires já não podes continuar. Eu não podia mesmo continuar a estudar, mas de qualquer das formas eu sempre odiei a escola porque o que realmente faz é pegar nas pessoas e categorizá-las.. querem é separar as pessoas e colocá-las em grupos com diferentes posições na sociedade. Isso para mim é horrível." 
Por fim, conta-me que não tem objectivos concretos para a sua vida, a única coisa que realmente lhe interessa é ser alguém que não força as outras pessoas ou as situações; "temos de esperar que as mudanças aconteçam, o que for para acontecer, acontece. Eu acho que é impossível mudar o mundo, mas o que podemos fazer é mudar-nos a nós próprios e influenciar de forma positiva aqueles que estão à nossa volta". Obrigada, Jannis.

Ponta Delgada. 2 de Abril de 2016
Rui Soares


Rui Miguel Pedrosa

Retratos e histórias por Miguel A. Lopes / Rui Soares / Rui Miguel Pedrosa / João Porfírio .

Sem comentários:

Enviar um comentário